quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A genealogia de Jesus

Estou com vontade de escrever sobre os ancestrais de Jesus. Segundo o Evangelho de Lucas, Capítulo 3, versículos de 23 a 37: "E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli, E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José, E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí, E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá, E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri, E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er, E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi, E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim, E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi, E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom, E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom de Parez, e Perez de Judá, E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor, E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Éber, e Éber de Salá, E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque, E Lameque de Metusalém, e Metusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã, E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus." À medida em que eu for pesquisando cada um deles, vou publicar nesse blog. Acho importantíssimo nossos ancestrais. Temos um pouco de cada um deles em nós. Somos resultado de uma longa linhagem de pessoas. Por isso pretendo conhecer os ancestrais de Jesus.

Temos então:

1) ADÃO:

2) SET:
- Gênesis, capítulo 4: "25. Adão conheceu outra vez sua mulher, e esta deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Set, dizendo: “Deus deu-me uma posteridade para substituir Abel, que Caim matou.”26. Set teve também um filho, que chamou Enos. E o nome do Senhor começou a ser invocado a partir de então."
- Gênesis, capítulo 5: " 3. Adão viveu cento e trinta anos: e gerou um filho à sua semelhança, à sua imagem, e deu-lhe o nome de Set. 4. Depois de haver gerado Set, Adão viveu oitocentos anos e gerou filhos e filhas. 5. Todo o tempo que Adão viveu foi novecentos e trinta anos. E depois disso morreu. 6. Set viveu cento e cinco anos, e depois gerou Enos. 7. E depois do nascimento de Enos, viveu ainda oitocentos e sete anos e gerou filhos e filhas. 8. A duração total da vida de Set foi de novecentos e doze anos; e depois disso morreu."

3) ENOS:
- Gênesis, capítulo 5: "9. Enos viveu noventa anos, e depois gerou Cainan. 10. E depois do nascimento de Cainan, Enos viveu ainda oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas. 11. E o tempo da vida de Enos foi de novecentos e cinco anos; e morreu."

4) CAINAN:
- Gênesis, capítulo 5: "12. Cainan viveu setenta anos, e depois gerou Malaleel. 13. Após o nascimento de Malaleel, Cainan viveu ainda oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas. 14. Todo o tempo da vida de Cainan foi de novecentos e dez anos; e morreu."


5) MELALEEL:
- Gênesis, capítulo 5: " 15. Malaleel viveu sessenta e cinco anos, e depois gerou Jared. 16. Após o nascimento de Jared, Malaleel viveu ainda oitocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas. 17. Todo o tempo da vida de Malaleel foi de oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu."

6) JARED:
- Gênesis, capítulo 5: "18. Jared viveu cento e sessenta e dois anos, e gerou Henoc. 19. Após o nascimento de Henoc, Jared viveu ainda oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 20. Todo o tempo da vida de Jared foi de novecentos e sessenta e dois anos; e morreu."

7) ENOC:
- Gênesis, capítulo 5: " 21. Henoc viveu sessenta e cinco anos e gerou Matusalém. 22. Após o nascimento de Matusalém, Henoc andou com Deus durante trezentos anos, e gerou filhos e filhas. 23. A duração total da vida de Henoc foi de trezentos e sessenta e cinco anos. 24. Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou."

8) MATUSALÉM:
- Gênesis, capítulo 5: "25. Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou Lamec. 26. Após o nascimento de Lamec, Matusalém viveu ainda setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.
27. A duração total da vida de Matusalém foi de novecentos e sessenta e nove anos; e morreu."

9) LAMEC:
- Gênesis, capítulo 5: "28. Lamec viveu cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, 29. ao qual pôs o nome de Noé, dizendo: “Este nos trará, em nossas fadigas e no duro labor de nossas mãos, um alívio tirado da terra mesma que o Senhor amaldiçoou.”30. Após o nascimento de Noé, Lamec viveu ainda quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas. 31. A duração total da vida de Lamec foi de setecentos e setenta e sete anos; e morreu."

10) NOÉ:
- Gênesis, capítulo 5: "32. Com a idade de quinhentos anos, Noé gerou Sem, Cam e Jafet.
- Gênesis, capítulo 7: "13. Naquele mesmo dia entrou Noé na arca, com Sem, Cam e Jafet, seus filhos, sua mulher e as três mulheres de seus filho;"
- Gênesis, capítulo 9: "18. Os filhos de Noé que saíram da arca eram Sem, Cam e Jafet. Cam era o pai de Canaã. 19. Estes eram os três filhos de Noé. É por eles que foi povoada toda a terra. 20. Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. 21. Tendo bebido vinho, embriagou-se, e apareceu nu no meio de sua tenda. 22. Cam, o pai de Canaã, vendo a nudez de seu pai, saiu e foi contá-lo aos seus irmãos. 23. Mas, Sem e Jafet, tomando uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e foram cobrir a nudez de seu pai, andando de costas; e não viram a nudez de seu pai, pois que tinham os seus rostos voltados.
24. Quando Noé despertou de sua embriaguez, soube o que lhe tinha feito o seu filho mais novo. 25.“Maldito seja Canaã, disse ele; que ele seja o último dos escravos de seus irmãos!”26. E acrescentou : “Bendito seja o Senhor Deus de Sem, e Canaã seja seu escravo! 27. Que Deus dilate a Jafet; e este habite nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo!”28. Noé viveu ainda depois do dilúvio trezentos e cinqüenta anos. 29. A duração total da vida de Noé foi de novecentos e cinqüenta anos; e morreu."

11) SEM:
- Gênesis, capítulo 10: "21. Nasceram também filhos a Sem, pai de todos os filhos de Heber, e irmão mais velho de Jafet.22. Filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxad, Lud e Arão";
- Gênesis, capítulo 11: "10. Eis a descendência de Sem: Sem, com a idade de cem anos, gerou Arfaxad, dois anos depois do dilúvio. 11. Depois do Nascimento de Arfaxad, Sem viveu ainda quinhentos anos, e gerou filhos e filhas."

12) ARFAXAD:
- Gênesis, capítulo 10: "24. Arfaxad gerou Salé, Salé gerou Heber.";
- Gênesis, capítulo 11: "12. Arfaxad, com a idade de trinta e cinco anos, gerou Salé. 13. Após o nascimento de Salé, Arfaxad viveu ainda quatrocentos anos, e gerou filhos e filhas."
- Judite I: "1. Arfaxad, rei dos Medos, submetera ao seu império um grande número de nações. Ele edificou uma fortaleza de pedras polidas, à qual deu o nome de Ecbátana."
- Judite I: "5. Ora, no décimo segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor, que reinava sobre os assírios em Nínive, a grande cidade, fez guerra a Arfaxad, e venceu-o"

13) CAINAM:
- Gênesis, capítulo ___: "

14) SALE:
- Gênesis, capítulo 11: "14. Salé, com a idade de trinta anos, gerou Heber. 15. Após o nascimento de Heber, Salé viveu ainda quatrocentos anos, e gerou filhos e filhas".

15) HEBER:
- Gênesis, capítulo 11: "16. Heber, com a idade de trinta e quatro anos, gerou Faleg. 17. Após o nascimento de Faleg, Heber viveu ainda quatrocentos anos, e gerou filhos e filhas."

16) FALEG:
- Gênesis, capítulo 11: "18. Faleg, com a idade de trinta anos, gerou Reu (Ragau). 19. Após o nascimento de Reu, Faleg viveu ainda duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas."
- I Crônicas 1: "19. Dois filhos nasceram a Heber: um se chamou Faleg, porque a divisão da terra foi em seu tempo, e seu irmão foi chamado Jectã."

17) RAGAU:
- Gênesis, capítulo 11: "20. Reu, com a idade de trinta e dois anos, gerou Sarug. 21. Após o nascimento de Sarug, Reu viveu ainda duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas."

18) SARUG:
- Gênesis, capítulo 11: "22. Sarug, com a idade de trinta anos, gerou Nacor.23. Após o nascimento de Nacor, Sarug viveu ainda duzentos anos, e gerou filhos e filhas.

19) NACOR:
- Gênesis, capítulo 11:"24. Nacor, com a idade de vinte e nove anos, gerou Taré. 25. Após o nascimento de Taré, Nacor viveu ainda cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas."

20) TARÉ:
- Gênesis, capítulo 11: "26. Taré, com a idade de setenta anos, gerou Abrão, Nacor e Arão.27. Eis a descendência de Taré: Taré gerou Abrão, Nacor e Arão."
- Gênesis, capítulo 11: "32. Todo o tempo da vida de Taré foi de duzentos e cinco anos; e morreu em Harã."

21) ABRAÃO:
- Gênesis, capítulo 11: "28. Arão gerou Lot. Arão morreu em presença de Taré, seu pai, em Ur da Caldéia, sua terra natal. 29. Abrão e Nacor casaram-se: a mulher de Abrão chamava-se Sarai, e a de Nacor, Melca, filha de Arão, pai de Melca e de Jesca. 30. Sarai era estéril, e não tinha filhos. 31. Taré tomou seu filho Abrão, seu neto Lot, filho de Arão, e Sarai, sua nora, mulher de Abrão, seu filho, e partiu com eles de Ur da Caldéia, indo para a terra de Canaã. Chegados a Harã, estabeleceram-se ali."
- Gênesis 12: "1. O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. 2. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. 3. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti.”4. Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã.5. Tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho de seu irmão, assim como todos os bens que possuíam e os escravos que tinham adquirido em Harã, e partiram para a terra de Canaã. Ali chegando, 6. Abrão atravessou a terra até Siquém, até o carvalho de Moré. Os cananeus estavam então naquela terra. 7. O Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: “Darei esta terra à tua posteridade.” Abrão edificou um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido."
- Gênesis 21: "2. Sara concebeu e, apesar de sua velhice, deu à luz um filho a Abraão, no tempo fixado por Deus.3. Abraão pôs o nome de Isaac ao filho que lhe nascera de Sara. 4. E, passados oito dias do seu nascimento, circuncidou-o, como Deus lhe tinha ordenado. 5. Abraão tinha cem anos, quando nasceu o seu filho Isaac."
- Gênesis 25: "7. Eis a duração da vida de Abraão: Ele viveu cento e setenta e cinco anos, 8. e entregou sua alma, morrendo numa ditosa velhice, em idade avançada e cheio de dias, e foi unir-se aos seus.9. Isaac e Ismael, seus filhos, enterraram-no na caverna de Macpela, situada na terra de Efrom, filho de Seor, o hiteu, defronte de Mambré, 10. a terra que Abraão tinha comprado aos filhos de Het. É lá que ele foi enterrado, com Sara, sua mulher."

22) ISAAC:
- Gênesis, capítulo 25: "20. Abraão gerou Isaac. Isaac tinha a idade de quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu, de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu. 21. Isaac rogou ao Senhor por sua mulher, que era estéril. O Senhor ouviu-o e Rebeca, sua mulher, concebeu. 22. Como as crianças lutassem no seu ventre, ela disse: “Se assim é, por que me acontece isso?” E ela foi consultar o Senhor, 23. que lhe respondeu: “Tens duas nações no teu ventre; dois povos se dividirão ao sair de tuas entranhas. Um povo vencerá o outro, e o mais velho servirá ao mais novo.”24. Chegado o tempo em que ela devia dar à luz, eis que trazia dois gêmeos no seu ventre. 25. O que saiu primeiro era vermelho, e todo peludo como um manto de peles, e chamaram-no Esaú. Saiu em seguida o seu irmão, segurando pela mão o calcanhar de Esaú, e deram-lhe o nome de Jacó. 26. Isaac tinha sessenta anos quando eles vieram ao mundo. 27. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um hábil caçador, um homem do campo, enquanto Jacó era um homem pacífico, que morava na tenda."
- Gênesis 27: "21.“Aproxima-te, então, meu filho, para que eu te apalpe e veja se, de fato, és o meu filho Esaú.”22. Jacó aproximou-se de Isaac, seu pai, que o apalpou e disse: “A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú.”23. E não o reconheceu, porque suas mãos estavam peludas como as do seu irmão Esaú. E abençoou-o."

23) JUDÁ:


24) FARÉS:


25) ESRON:


26) ARÃO:


27) AMINADAB:


28) NAASSON:


29) SALMON:


30) BOOZ:


31) OBED:


32) JESSÉ:


33) DAVI:


34) NATAN:


35) MATATA:


36) MENA:

Cansei. Não sei se vou escrever mais sobre esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário