terça-feira, 18 de setembro de 2012

HORA DE GUARDA DAS CRIANÇAS



HORA DE GUARDA DAS CRIANÇAS
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO

texto criado por Marisilda Tescaroli em 1986
não utilizado até o ano de 2012

LEITOR 1:
 Queridas crianças, catequistas, irmãos em Cristo aqui presentes. Estamos todos aqui reunidos: amigos, colegas de escola, colegas de catecismo, amigos com quem brincamos, pessoas não conhecemos. Estamos todos aqui perto de JESUS. Ele é o nosso Deus, Ele é o amigo de todas as horas.

Neste momento importante vamos ficar de joelhos e vamos rezar. Repitam o que eu disser.

TODOS:
Estamos aqui nesta manhã reunidos// porque queremos estar perto de Jesus neste dia importante.// Queremos agradecer por mais um dia// por estarmos vivos e com saúde.// Acima de tudo queremos agradecer a você Jesus// que morreu na cruz para nos salvar.// Estaremos nessa próxima hora reunidos como irmãos// para rezarmos, cantarmos e orarmos.// Ilumina nossos corações Jesus e nos ajude a entender o que aconteceu// quando há muitos anos atrás// o pregaram numa cruz.// Amém.

LEITOR 1:
Estamos aqui para fazermos a HORA DE GUARDA DA CATEQUESE DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO. Estamos junto de Jesus neste dia em que vivenciamos o que aconteceu com ele há dois anos atrás, quando foi chicoteado, coroado de espinhos e pregado numa cruz.

Cantar é uma forma de coração. Cantemos.

CANTO 1 – folheto anexo.

LEITOR 1:
Vamos falar de Jesus. Quem sabe onde Jesus nasceu? Quem sabe quem eram os seus pais? Jesus foi uma criança como nós, que nasceu, tinha fome, frio, chorava, brincava. Vamos escutar um trecho do Evangelho que fala sobre a vida de Jesus quando ele ainda era criança.

LEITOR 2:
(trecho do Evangelho que narra Jesus no tempo aos doze anos de idade).

Jesus como a gente viu, além de brincar e trabalhar com seu pai José que era carpinteiro, desde pequeno Jesus se preocupava com as coisas de Deus.

No trecho do Evangelho que a gente ouviu agora, José e Maria estavam procurando Jesus e foram encontra-lo na Igreja (Templo), com outras pessoas. Essas pessoas eram doutores da lei, pessoas que estudavam e entendiam das coisas de Deus. Nesse dia elas estavam em volta de Jesus ouvindo o que Ele tinha para falar, da mesma forma como nós fazemos nos encontros de catecismo.

Desde cedo Jesus se preocupava em pregar o amor de Deus para as outras pessoas.

Depois Jesus cresceu, ficou homem grande e continuou pregando o amor entre as pessoas: o amor entre o pai e a mãe, o amor dos pais pelos filhos, o amor do amigo pelo amigo, o amor dos vizinhos, o amor pelas pessoas de quem a gente não gosta. Para Jesus o mais importante era “amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a sei mesmo.” Por acreditar nisso, ele morreu por amor a todos nós, para nos salvar.

Nós já aprendemos no catecismo que Jesus, depois de ter entrado na cidade de Jerusalém e ser recebido com muita festa pelo povo que lhe sacudia ramos, foi preso na noite de Quinta-Feira Santa pelos soldados que o levaram a julgamento como se ele fosse um criminoso e não o nosso Deus feito homem que veio para salvar a todos nós.

Na noite de Quinta-Feira Santa, Jesus sabia tudo o que iria lhe acontecer. Enquanto não chegavam os soldados para prendê-lo, Ele foi com seus discípulos para um lugar chamado Horto das Oliveiras. Esse era um lugar muito bonito, cheio de árvores e lá Jesus se pôs a rezar. Jesus estava muito triste, pois sabia que iria sofrer muito.

Nessa noite os discípulos estavam com muito sono e dormiram. Não ficaram nem sequer uma hora rezando com Jesus. Por isso hoje nós estamos aqui para ficarmos uma hora inteira junto de Jesus, pensando em tudo o que aconteceu naquela Sexta-Feira Santa e também rezando pedindo a Jesus que sempre fique conosco.

Rezemos cantando mais uma música.

CANTO 2 – folheto anexo.

LEITOR 3:
Falar de Jesus é o mesmo que falar de amor. Vamos então pensar juntos: como nós temos nos comportado na catequese? Estamos querendo realmente aprender sobre Jesus e sobre o amor? Estamos respeitando a nossa catequista? Estamos ajudando os nossos amiguinhos a entender aquilo que Jesus quer que nós saibamos ou a gente vai à catequese só para bagunçar?

Vamos ouvir agora duas histórias. Vamos prestar bastante atenção e depois vamos falar sobre elas.

LEITOR 4:
A primeira história é a de ANA, uma garotinha de oito anos que gostava muito de brincar de bonecas. Ela sempre procurava aprender e mantinha seu caderno em ordem, bem arrumadinho e limpinho. Um dia a catequista estava ensinando sobre a Paixão e Morte de Jesus. Ana ficou atenta o tempo todo e perguntava sempre que não entendia alguma coisa. O que ela mais prestou atenção foi quando a catequista disse que Jesus tinha morrido para nos salvar e com isso também, mostrar que devemos amar todas as pessoas, não só os amigos, mas também aqueles que muitas vezes querem o nosso mal.

Ela foi para casa e fez, assim que chegou, a lição de casa que era desenhar Jesus na cruz. Ela caprichou no desenho e depois foi ajudar a mãe a lavrar os pratos. Ela não gostava de lavrar pratos, mas fez aquilo como um ato de amor, de alguém que ama a sua mãe e sabe que com isso ela ficaria feliz.

LEITOR 3:
Gostaram da história da ANA? Muita gente aqui é como ela, não é? Vamor ouvir agora uma outra história e ver se a pessoa também ama as outras pessoas.

LEITOR 5:
PEDRINHO era um menino levado que gostava muito de brincar e adorava fazer das suas peraltices. Todo mundo gostava do Pedrinho, pois suas brincadeiras nunca prejudicavam ninguém, só divertiam. Ele tinha uma amiga mui5o quietinha, estudiosa, mas que não gostava muito de brincar e nem de repartir suas coisas com as outras pessoas. Ela se chamava ÂNGELA. Era bonita, inteligente, mas só pensava nela mesma. O melhor pedaço do bolo tinha que ser sempre dela.

Um dia o Pedrinho estava andando de bicicleta, caiu e começou a chorar, pois estava doendo muita a sua perna. Ângela estava com sua boneca não muito longe dali e viu o Pedrinho ao lado da bicicleta caída no chão. Ângela ficou curiosa e foi ver o que acontecia. Chegando disse ao Pedrinho:
- Bem feito! Quem mandou você ficar o tempo todo brincado e correndo com a bicicleta.
O Pedrinho disse:
- Você poderia me ajudar? Está doendo a minha perna e acho que não consigo ficar de pé. Por favor, chame a minha mãe.
Ângela responde:
- Que nada! Você tem mais é que sentir muita dor e fiar um bom tempo aí no chão pra aprender a ser mais comportado.

LEITOR 3:
Duas histórias de pessoas muito diferentes, dois exemplos: uma que ama e a outra que não ama o seu próximo. Quem é o nosso próximo? Quem era a pessoa próxima da menina ANA? E da menina ÂNGELA?

O próximo é aquela pessoa que está perto de nós. É sempre mais difícil a gente amar quem está próximo da gente. Também é difícil amar as pessoas que não são boas, que não são simpáticas, que não nos tratam bem. Mas é isso que Jesus faz e é isso que ele quer que nós façamos: que amemos as pessoas, todas elas. Mesmo aquelas que nos fazem mal.

Para amar a todos que estão próximos de nós contamos com a ajuda de Jesus. Ele mais do que ninguém pode nos falar do amor, pois ele morreu na cruz por todas as pessoas. Morreu pelas que o amam, pelas pessoas que seguem seus ensinamentos, pelas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus e também pelas pessoas que o pregaram na cruz.

Neste momento vamos nos ajoelhar e rezar. Repitam comigo.

TODOS:
Jesus,// você ensinou que o maior mandamento// é amar a Deus sore todas as coisas// e amar o próximo como a nós mesmos.// E você deu o exemplo// morrendo por todos nós na cruz.// Nós queremos pedir a você// que nos ajude/ a sempre lembrarmos disso// e amarmos os nossos irmãos,// nossos pais,// nossos professores,// nossos vizinhos,// a moça que vende pão na padaria,// o varredor de rua, // o mendigo que bate na porta de casa.// Ajude a todos nós a repartirmos o que é nosso com os outros:// nossa comida,// nossos doces,// nossa amizade,// nossas alegrias,// nossas tristezas,// nossas esperanças,// nossa vida, enfim.// E que a gente reparta sempre com alegria.// Nós confiamos no seu amor// e na sua amizade.// Ajuda-nos Jesus.// Amém.//

LEITOR 1:
Vamos cantar uma música que fala sobre isso que nós rezamos.

CANTO 3 – folheto anexo.

LEITOR 1:
Agora a gente vai ouvir um trecho do Evangelho de Jesus. Ele gostava muito de contar histórias para as pessoas. E através dessas historias ele transmitia a sua mensagem.

LEITOR 6:
(Trecho do Evangelho que fala do Bom Samaritano).

LEITOR 1:
Vamos lembrar do que nós ouvimos.
- Quem viu o rapaz caído, machucado, primeiro?
- O que fez o sacerdote?
- O segundo que passou quem era?
- O que ele fez?
- E o terceiro quem era?
- Oque ele fez?

Não sei se vocês sabem, mas os samaritanos eram inimigos dos judeus, ele não conversavam, não queriam nem saber um do outro. E justo samaritano é quem socorreu o rapaz, cuidou de suas feridas e pagou para o homem da estalagem cuidasse do rapaz que deveria ficar na cama vários dias.

QUEM FOI O PRÓXIMO DO RAPAZ JUDEU MACHUCADO?
QUEM FOI AQUELE QUE AGIU COM AMOR AO SEU PRÓXIMO?

Foi o que socorreu o rapaz, o seu próximo. É isso que Jesus quer que a gente entenda: que devemos amar e ajudar as pessoas sem perguntar quem elas são, onde elas moram, onde nasceram, o que elas pensam e o que fazem.

E nós não precisamos fazer coisas grandes. Na maioria das vezes basta um sorriso, um olhar, uma palavra amiga. Quem não gosta de ganhar bala? Quem não gosta de assistir desenho na TV? Quem não gosta de tomar sorvete? São coisas pequenas que a gente ganha e que nos tornam felizes. Assim é com os outros. Eles também vão ficar felizes com pequenos gestos que gente fizer. Um olá que a gente fala para um coleguinha que mudou há pouco tempo para nossa cidade; convidar alguém para jogar bola; visitar um amiguinho doente; não tirar sarro dos que são diferentes; não brigar com quem nos provoca. São coisas simples que a gente pode fazer.

Pensando no que ouvimos, vamos cantar mais uma música:

CANTO 4 – folheto anexo.

LEITOR 1:
Vamos todos agora ficar em silêncio. Vamos aproveitar este momento para falarmos com Jesus que está aqui na nossa presença. Falemos com ele através de nosso pensamento e nosso coração. Ele está aqui pertinho de nós, ele ama cada u de nós e quer que todos nós sejamos felizes. Falemos com ele só em pensamento de modo que só você e ele saibam o que está sendo dito. Peçamos a ele que nos ajude a amar o nosso próximo e a nós mesmos.

(silêncio)

LEITOR 1:
Antes de irmos embora vamos rezar:

C1: Por todas as vezes que não amamos Jesus nas outras pessoas, nós pedimos que Ele nos perdoe, rezemos ao Senhor.
TODOS: Senhor, escutai a nossa prece.

C2: Por todos nós, para que sempre estejamos atentos para o que precisam os nossos irmãos necessitados, rezemos ao Senhor.
TODOS: Senhor, escutai a nossa prece.

C3: Por todas as crianças que passam fome, para que Jesus ajude os homens adultos e também as outras crianças, a repartir com elas o que possuem, rezemos ao Senhor.
TODOS: Senhor, escutai a nossa prece.

C4: Para que todos nós consigamos nos sentirmos felizes com a felicidade dos outros, rezemos ao Senhor.
TODOS: Senhor, escutai a nossa prece.

C5: Pelas pessoas que não tem onde morar nem onde plantar comida para seu sustento, que elas encontrem pessoas caridosas e compreensivas, rezemos ao Senhor.
TODOS: Senhor, escutai a nossa prece.

C6: Pelos nossos pais e catequistas, para que eles nos ajudem a entender os ensinamentos de Jesus, rezemos ao Senhor.
TODOS: Senhor, escutai a nossa prece.

C7: Para que haja mais paz e compreensão entre as pessoas, rezemos ao Senhor.
TODOS: Senhor, escutai a nossa prece.

C8: Para que todos sejamos um em Jesus, rezemos ao Senhor.
TODOS: Senhor, escutai a nossa prece.

LEITOR 1:
A nossa Hora de Guarda está terminando. Ficamos esse tempo todo na presença de Jesus. Ficamos junto dele e de muitas outras pessoas que também vieram aqui pelo mesmo motivo. É mais uma prova de que o amor atrai as pessoas, o amor une, e as pessoas unidas são fortes, alegres e estão sempre dispostas a se ajudarem.

Hoje nós relembramos aquilo que nós aprendemos na catequese: que os cristãos devem amar muito e para isso contam com a ajuda de Jesus em todos os instantes. Jesus é Deus de amor, de bondade, aquele que veio para nos mostrar o caminho certo que a gente deve seguir para ser feliz.

E como todo cristão é uma pessoa feliz, vamos cantar um último canto antes de irmos embora.

CANTO 5 – folheto anexo.

LEITOR 1:
Para irmos embora vamos antes rezar de mãos dadas a oração que o próprio Jesus nos ensinou.

LEITOR 1:
Terminou nosso encontro de hoje aqui. Mas antes de nós irmos embora, não podemos nos esquecer de uma coisa muito importante que nós também aprendemos no catecismo: Jesus morreu, mas Ele ressuscitou e está vivo no meio de nós Somente um Deus pode morrer e depois ressuscitar e é por isso que nós acreditamos em Jesus e em tudo o que ele nos falou.

Vamos agora todos em paz e que Jesus esteja com todos nós. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário